terça-feira, 14 de junho de 2011

A volta do Circuito A Tribuna de Surf Colegial para o Guarujá

Guarujá volta a ser uma das sedes do Surf Colegial




Uma das cidades com maior identidade com o surf no Brasil, Guarujá está de volta ao Circuito A Tribuna de Surf Colegial. Junto com Praia Grande e São Vicente, o município será uma das sedes da 16ª edição do campeonato, o mais tradicional do País e referência no segmento. O anúncio oficial foi realizado nesta segunda-feira (13) pelo diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, e pela prefeita Marieta Antonieta de Brito, no Paço Municipal de Guarujá, na presença de vários representantes da modalidade.

Nomes de destaque na história do surf, como Neno Matos e Jojó de Olivença, que já representaram o Brasil no Circuito Mundial e têm em seus currículos títulos nacionais, prestigiaram o ato, ao lado de representantes de várias escolas de surf e da Associação de Surf do Guarujá. Também estiveram presentes Silvio da Silva, presidente da Federação Paulista de Surf, e Marcos Bukão, diretor da Confederação Brasileira, ambos à frente da organização técnica do Circuito.

Nesses 15 anos de disputa, Guarujá sempre esteve muito bem representada, com campeões, alguns com fama internacional, como Adriano de Souza, o Mineirinho, que iniciou no A Tribuna (foi campeão em 1999) e hoje é líder do ranking mundial profissional, e com escolas, como Adélia Camargo Corrêa (campeão nove vezes) e o Don Domênico (pentacampeão), que garantem bolsas de estudos aos alunos, dominando os títulos das 14 últimas edições.

Com sede em 12 dos 15 anos de disputas do campeonato, a cidade retorna após dois anos do evento realizado somente em Praia Grande. Agora com status de campeonato metropolitano, Guarujá terá a segunda etapa no final de setembro, na Praia do Tombo. Para Roberto Santini, a volta de Guarujá ao cenário confirma a força da Cidade, sempre muito bem representada por grandes campeões e escolas.

“Há 16 anos criamos esse circuito com o objetivo de unir esporte com o estudo. Desde então, esse sonho tem sido realizado e dando frutos que a gente nem esperava. Hoje temos vários atletas que são destaques até no cenário mundial, como o Adriano de Souza, que iniciaram no nosso campeonato, que tem o foco de revelar talentos. Também temos muitas escolas, sobretudo em Guarujá, que garantem bolsas de estudos aos alunos, por ser surfistas. É uma forma de auxiliarmos no futuro desses jovens”, afirmou Santini.

BANDEIRA AZUL - Para a prefeita, é uma honra para a comunidade ter o Circuito de volta. “O Circuito A Tribuna de Surf Colegial faz parte da historia da nossa Cidade, é um campeonato reconhecido. É fundamental para alavancar a auto-estima das nossas crianças pelo estudo e mostra que é possível aliar a educação com a prática esportiva”, afirmou a prefeita, lembrando que Guarujá tem total ligação com o esporte.

“O surf faz parte do DNA das nossas crianças. Nós temos 17 escolas de surf, vários programas sociais envolvendo o surf, atividades na nossa área pública com estímulo ao surf”, destacou Marieta.
Para ela, a realização de um circuito tão importante novamente na Praia do Tombo, é uma forma de divulgar ainda mais a condição de primeira praia da América Latina a receber o selo Bandeira Azul, certificado de excelência da Fundação para a Educação Ambiental, instituição ligada à ONU – Organização das Nações Unidos e à União Européia, atestando o local como uma referência mundial de balneabilidade e organização. “Temos todo o apelo educacional, permitindo que o mundo conheça o que temos de melhor, seja no aspecto humano, com nossas crianças, ou do cuidado turístico e ambiental”, anunciou.

O diretor técnico do Circuito, Marcos Bukão, apresentou números que credenciam o evento como referência no segmento. “Nesses 15 anos mais de 4 mil atletas passaram pelo Campeonato. Foram muitos nomes revelados, alguns que seguiram carreiras profissionais, porém mais do que surfistas, o evento estimulou educação a todos. Sociedade sem educação não tem futuro”, falou.

ETAPAS – o 16º Circuito A Tribuna de Surf Colegial terá três etapas e, pela primeira vez, característica de metropolitano. A abertura do ranking será em São Vicente, nos dias 13 e 14 de agosto. Na sequência, Guarujá em setembro, e a final nos dias 5 e 6 de novembro, em Praia Grande. As inscrições serão realizadas sempre 20 dias antes de cada etapa.

São quatro categorias individuais e a principal atração, a disputa por escolas. Podem participar alunos com até 18 anos de idade, das escolas de ensino médio e fundamental, de Bertioga a Peruíbe. Os competidores estarão divididos nas categorias iniciantes (até 14 anos), mirim (no máximo 16 anos). júnior e feminina (ambas com limite de 18 anos).

Todas as disputas são transmitidas ao vivo pela internet, no site http://www.triesportes.com.br/. Além das disputas nas ondas, o evento tem atrativos nas areias, começando com o College Girl AntiQueda, concurso que escolhe a aluna mais bonita da praia, também valendo pontos para ranking por escolas. Outro destaque fica para a arena, contando com o palanque de julgamento, área vip, arquibancada, tenda de fisioterapia e palco para o desfile da College Girl AntiQueda.

Com homologação da Federação Paulista de Surf e reconhecido pela Confederação Brasileira, o 16º A Tribuna de Surf Colegial tem os patrocínios das prefeituras de São Vicente, Guarujá e Praia Grande, além da surfwear AntiQueda (no circuito desde a primeira edição) e Sthill. Também seguem na parceria a Silver Surf e a FMA Notícias. A organização é da Triesportes, com realização do Sistema A Tribuna de Comunicação.

Fonte: FMA Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário