quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em Guarujá - Educasurf

 A O. S. Educasurf mais uma vez participara da " Virada Inclusiva”, coordenado pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em comemoração ao “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”,  será realizado no próximo dia 02/12/2016 das 14:00hs as 20:00hs.

            Esta ação acontecerá na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, Guarujá, com atividades na praça.

            Serão instaladas tendas para exposição e venda de produtos produzidos nas Entidades de Atendimento a Pessoa com Deficiência, bem como, apresentações culturais diversas.

            As entidades interessadas em participar com grupos de ações culturais, poderão entrar em contato para inserção na programação.

            Certos de contar com a participação de todos, despedimo-nos, colocando à disposição o telefone: 3308-7780 ou 99721-8273 Ethel Nascimento Schad Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência  Lei. Municipal nº 4.078/14.





Fotos a vidara inclusiva de 2015



















EDUCASURF PARA SURDOS 2015 EM SÃO PAULO 

 A história da Escola Helen Keller começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.




Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita." 
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.
Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!


A O. S. Educasurf teve a oportunidade de realizar mais uma ação do Projeto Salva Vidas dessa vez para SURDOS E MUDOS em São Paulo na Escola Helen Keller 














Nenhum comentário:

Postar um comentário