segunda-feira, 26 de março de 2018

Educasurf no Fórum Mundial da Água 2018 em Brasília (DF)


Fórum Alternativo Mundial da Água 2018 (FAMA) – aconteceu de 17 a 22 de março de 2018, em Brasília (DF) e a O.S. Educasurf deu uma passadinha confere as imagens.


Foi um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O  FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.




“Fórum Mundial da Água”, que buscam legitimidade na sociedade para impor a privatização das fontes de água (como mananciais, rios e nascentes e a mercantilização das reservas estratégicas) e obterem lucros sobre estes bens que pertencem a todos e são essenciais para a manutenção da vida no planeta.







Muitas dessas corporações já controlam a prestação de serviços de água e esgoto, a extração intensiva de água para engarrafamento e produção de bebidas. A formação de monopólios empresariais para explorar este recurso tem como consequência o aumento progressivo da exclusão ao acesso à água, que hoje é estimado em 663 milhões de pessoas em todo o mundo – dados da ONU.
O FAMA reuniu a sociedade civil – representada nos movimentos sociais, entidades sindicais, organizações ambientais, comunidades indígenas e autóctones ameaçadas de serem expulsas de suas terras, personalidades do mundo acadêmico-científico, camponeses, entre outros – para debater e decidir formas de impedir que esse processo destruidor continue se alastrando por todo o planeta.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário