terça-feira, 10 de maio de 2011

CAMPEONATO DE SURF – CONTRA O USO DE DROGAS

Matéria divulgando as inscrições

CAMPEONATO DE SURF – CONTRA O USO DE DROGAS







Dia 10/04/2011 Vai rolar no Posto 8 Enseada

O domingo, dia 10/04/2011 no Posto 8 Praia da Enseada, vai rolar I Educasurf Reviver, um campeonato de surf, onde os atletas fazem inscrições mediante doação de um quilo de alimento não perecível e no dia serão voluntários durante 30 minutos na categoria escolinha de surf, proporcionando a surfistas que estão gateando no esporte a possibilidade de ter alguns minutos a mais de aula de surf (um professor com uma prancha para um aluno).

O CAMPEONATO DE SURF – CONTRA O USO DE DROGAS (Drogas nunca, surf sempre) é uma das missões da ONG Educasurf e o Projeto Reviver Surf Treino, de possibilitar a criança e ao adolescente o usufruto de todos os prazeres que o surf proporciona e que as Drogas são apenas uma ilusão, alem de ser uma campanha contra a drogadição e valorizaremos a conscientização ambiental, dividido em 5 (cinco) categorias, são elas: Iniciante e Open de Pranchinha, Iniciante e Open de  Bodyboard e Categoria Escolinha.

O Público Alvo deste projeto são as crianças e adolescentes, nosso objetivo geral é implantar no município de Guarujá o Circuito de campeonato de Surf CONTRA O USO DAS DROGAS e possibilitando a conscientizações de que esportes estão ligados à saúde e contrário do uso de drogas.

Compreensão sobre as Drogas e suas problemáticas no Guarujá:
O Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), principal ação do governo federal na área, atende apenas os grandes centros urbanos e municípios com mais de 200 mil habitantes, destinou aproximadamente R$ 1 milhão a PMG que cumpriu todo o planejamento e teve a Operação Verão 2010-2011 de segurança na cidade e mesmo assim tivemos um índice de criminalidade alto em nosso Município, sabemos que as DROGAS são os principais combustíveis relacionados aos crimes.

Ressaltamos a importância da Prática de Esportes contra o uso das Drogas:
O esporte pode ser o maior aliado na luta pelo combate às drogas. O melhor por via pacífica e um caminho que já provou ser bem mais eficaz que punições severas. Através do exercício físico, crianças e adolescentes são atraídos para a convivência em grupo marcada pela solidariedade. As necessidades de respeitar os limites estabelecidos e as regras da competição acabam se tornando um aprendizado essencial ao processo do desenvolvimento humano. A prática de se exercitar e de ultrapassar a cada dia os próprios limites do corpo, como único objetivo de subir mais um degrau, direciona o atleta. O saldo é uma vida centrada, saudável e, com certeza, mais distante do mundo das_drogas.
“Lembramos que Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e


barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório)”. Site:www.antidrogas.com.br

Justificamos que o Município de Guarujá, conhecido internacionalmente por suas belezas naturais, belas praias e paisagens sofisticadas que atrai milhares de turistas vindo de todas as partes do mundo e, dia a dia confirma seu codinome, “A Pérola do Atlântico”, um dos mais conhecidos centros turísticos do litoral paulista.
É do conhecimento de todos que a praia é um dos locais mais expressivos e marca registrada do turismo brasileiro, sendo também um local de lazer e diversão onde toda pessoa, independente de nível sócio econômico tem acesso.
No entanto, existe um grande número de usuários de drogas, entre as crianças e adolescentes, o que leva o índice de crimes em nossa cidade a ser bem elevado em comparação a outras cidades Brasileira.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS DESSE CAMPEONATO:

a)      Oferecer outras atividades de lazer, esportivas e recreativas;
b)      Proporcionar a integração e inserção social;
c)      Aumentar a compreensão sobre os direitos, necessidades e compreensão sobre as drogas.
d)     Melhorar a qualidade de vida;
e)      Ressaltamos a importância da Prática de Esportes contra o uso das Drogas:
O esporte pode ser o maior aliado na luta pelo combate às drogas. O melhor por via pacífica e um caminho que já provou ser bem mais eficaz que punições severas. Através do exercício físico, crianças e adolescentes são atraídos para a convivência em grupo marcada pela solidariedade. As necessidades de respeitar os limites estabelecidos e as regras da competição acabam se tornando um aprendizado essencial ao processo do desenvolvimento humano. A prática de se exercitar e de ultrapassar a cada dia os próprios limites do corpo, como único objetivo de subir mais um degrau, direciona o atleta. O saldo é uma vida centrada, saudável e, com certeza, mais distante do mundo das drogas.
É um estilo de vida marcado pela disciplina e pelo prazer. Ao conviver em grupo, com pessoas que têm um objetivo comum, a criança tende a se socializar e a absorver as coisas boas daquela comunidade. Praticando o esporte, se aprende a ganhar e perder, aprende também que o esforço, devido ao treinamento é recompensado. E mais, se aprende a conviver em equipe. Tudo isso dentro de um ambiente de diversão, mas com responsabilidade. O potencial educativo e de socialização do esporte é muito maior do que se imagina.


As inscrições poderão ser feitas na Estação de Praia do Educasurf Posto 8 avenida Miguel Stefano altura do número 1643 aos sábados das 09h00 às 12h00 ou na sede administrativa rua Azuil Loureiro 1090 Santa Rosa de terça a sábado das 09h00 às 17h00, e-mail prof.tuff@hotmail.com” tel. 13-3012-3592/8122-7831 id 90*11524  coordenadores Kias, Tavera, Wlademir, Tuff e KaKaio.

A ONG Educasurf ressalta a importância da transparência de nosso trabalho e colocamos nosso material e informações em  redes sociais como Orkut e You Tube.

nossa sede administrativa está localizada na Rua Azuil Loureiro nº 1090, telefone: (13) 3012-3592/8122-7831, com atividades na


Nenhum comentário:

Postar um comentário