terça-feira, 10 de maio de 2011

Mais de 300 crianças tem um dia de turista no Guarujá-SP


Mar agitado:

Mais de 300 crianças carentes de Guarujá tiveram ontem uma manhã inesquecível. Graças a uma parceria entre voluntários, entidades sem fins lucrativos, iniciativa privada e Poder Publico, elas se divertiram em bananae disco-voador boats, Jet sks e tiveram aulas de surf na Praia da Enseada. Tudo regado a lanches, sorvetes e música ao vivo e com o respaldo do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Policia Militar e Capitania dos Portos.

Tudo começou com a parceria entre a Ong Educasurf e a empresária Fátima Souza, proprietária de uma Marina e da Lucky Jet Sky, que tem a concessão para promover lazer no Canto do Tortuga.
Fátima tinha a idéia de levar ao local cerca de 500 crianças e estava começando a tentar colocá-la em prática quando foi procurada por Willian Antonio de Souza Pinto, presidente da Educasurf. A entidade utiliza o surf como ação sócioeducativa e há sete anos promove este evento na praia, mas para poucas crianças.
Ele contatou a presidente da Ong Meninos da Enseada, Marizete Aparecida da Silva, para que as crianças atendidas pela instituição pudessem participar também. Alunos do Programa 2º Templo da Prefeitura, CMDCA, SEELA, SEASO, SEDUC, SECLA, Projeto Sem Placa, G.I.C. Missão e Surfistas de Cristo, Fotógrafos profissionais especializados em Surf Marcelo e Silvinha, Escolas de Surf Surfistas Para Sempre, RSP e TUFF.
O resultado foi a união de mais de 60 voluntário para dar conta dos pequenos, que não cabiam em si de felicidade. “Eu nunca tinha andado de Jet skuy enm no banana boat, é muito legal. O que dá mais medo é o disco, roda bem rápido. Eu adorei” disse Maxsuel, de 12 anos, morador da Vila Ligia que foi por meio do Programa 2º Tempo.
A intenção é que mais crianças carentes possam participar, e não só uma vez por ano.
“Pretendo fazer mais eventos como este” diz Fátima.  

“Objetivo dessa ação é dar o direito as crianças e adolescentes que estão em vulnerabilidade social usufruir das brincadeiras aquáticas em pleno verão, na praia e não esconde-las, alem de servir incentivo que vale apena cumprir os regimentos das ONGs para aquelas crianças que evasão dos projetos sociais.
O EDUCASURF é um conjunto de idéias desenvolvidas desde 2004 que utiliza o Surf como ação sócio-educativa, com enfoque temático nas áreas de: educação, esporte, cultura, saúde, lazer, recreação, meio ambiente e protagonismo juvenil.
Um dos nossos projetos de maior sucesso é a Clinicas de Surf (Escola de Surf Itinerante) é uma campanha educativa, fala sobre acidentes nas praias, rios, lagos e piscinas sobre afogamentos.
 Em agosto de 2006 o Projeto Educasurf definiu sua proposta de iniciar a formação de uma Instituição que só no ano de 2008 se tornou uma associação civil de direito, nossa sede administrativa está localizada na Rua Azuil Loureiro nº 1090, telefone: (13) 3012-3592/8122-7831, com atividades na praia da Enseada no Posto 8 localizado entre as avenidas Miguel Stefano e Abílio dos Santos Branco.
A ONG Educasurf ressalta a importância da transparência no trabalho das entidades, colocamos nosso material e informações em  redes sociais como Orkut e You Tube.
e-mail prof.tuff@hotmail.com” diz Willian.



Um comentário: