terça-feira, 17 de abril de 2012

Eco Guaru, Rsp e Dick realizando mais um grande trabalho Social

Assistidos do Caps de Barueri visitam Guarujá para dia de lazer na praia

Com a finalidade de promover a cidadania e o bem-estar das pessoas com transtornos mentais, o Centro de Atendimento Psicossocial Estação Adulto Barueri – Caps II de Barueri e o Caps II de Guarujá promoveram um dia de lazer na praia do Guaiúba, em Guarujá. Cerca de 50 assistidos dos dois Caps estiveram no passeio.

A principal função do passeio foi fazer com que os assistidos tivessem um dia em que eles possam desenvolver suas atividades com temas relacionados ao Meio Ambiente, como também com foco em atividades de banho, como o surfe terapia.


O coordenador técnico do Caps de Barueri, João Augusto Veronesi de Paiva, declara que as questões de atividades ambientais são muito importantes para todos nós de uma forma geral, mas que, para eles, são ainda mais uma vez que envolvem as questões de higiene e cuidados pessoais.

“Além dos cuidados de higiene entre eles, é legal salientar também as questões da regulação dos limites, até onde vai, até onde posso ir, onde começa o limite do outro, tudo nesse mesmo caminho”, declarou.

Veronesi conta que vieram para Guarujá a partir de um contato telefônico com o coordenador do Instituto Ambiental Ratones de Florianópolis, Ricardo Cerrutti, órgão responsável pelo programa Bandeira Azul no Brasil. “Comentei com ele que a menina dos olhos dos nossos assistidos são os passeios na praia. Então, ele me deu o contato da Heloísa, aqui da Praia do Tombo, e firmamos a ação de cidadania e atividade de educação ambiental”, concluiu Veronesi.

A especialista em Educação Ambiental do Núcleo de Educação Ambiental Paulo Tendas na Praia do Tombo, Heloísa Prado Pinto, informou que o evento destinado aos assistidos do Caps é de extrema importância para o desenvolvimento e integração social destas pessoas, que tem como intuito se divertir e interagir com o meio em que vivem.

“É importante salientar que eles vão desenvolver atividades de Educação Ambiental e atividades aquáticas. Na primeira, eles fizeram um tipo de jogo com foco na coleta seletiva e vão aprender que o lixo deixado na praia, como também as bitucas de cigarro, agridem o meio ambiente. Já a atividade no mar será especialmente o surfe terapia com o pessoal da RSP e da Eco Guaru representado pelo Dick (Edilberto Cardoso)”, informou Heloísa.

Para realizar o evento, a equipe contou com o apoio de Prefeitura de Guarujá, por meio da Guarda Civil Municipal, Guarda-Vida Municipal, Polícia Ambiental, Escola de Surf RSP, Projeto Integração, a Eco Guaru e Dick (Edilberto Cardoso)”.

O educador físico e psicopedagogo da escola e treinamento “Rumo à Saúde Perfeita”, RSP, Rogério Santana, faz o trabalho voluntário e afirma: “nossa função é colocar atividade física na vida das pessoas, dar atendimento social e atividade de Educação Ambiental, treinamento e o surfe terapia. Eu faço a minha parte na área social, quem quiser ajudar é só procurar e Heloísa lá no Núcleo”, finalizou.

O assistido Allison Felipe dos Santos, disse: “eu adoro a praia, venho aqui para me divertir e surfar e também sou colaborador do Caps II Barueri”. Já Ademir Natanael de Santana, também assistido do Caps II Barueri, veio jogar bola, brincar com o pessoal, nadar e fazer trabalhos em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário